NOTÍCIAS & DESTAQUES
Serralves no Palácio da Bolsa

A partir do próximo dia 29 de Março de 2016, fruto de uma parceria estabelecida entre a Associação Comercial do Porto e o Museu de Serralves, o Palácio da Bolsa vai receber a obra Gate [Portão], de Monika Sosnowska, integrada na Colecção de Serralves desde 2015.


Com mais de 4 metros de altura, a escultura em aço estará suspensa na Escadaria Nobre do Palácio.
Em Gate, Monika Sosnowska transforma uma vedação e um portão de metal vulgarmente usados para separar o espaço público do espaço privado numa escultura suspensa e aparentemente abstrata. Retorcido e comprimido, dissociado da sua função original, o portão transforma-se numa forma flutuante de curvas sinuosas e rede transparente.


Esta sinergia entre a Associação Comercial do Porto e o Museu de Serralves, duas instituições da cidade do Porto, representa mais uma aposta da Direcção na abertura à cidade e às suas instituições, ao abrigo da qual obras da Colecção de Serralves serão apresentadas nos interiores históricos do Palácio da Bolsa, ao longo do ano.

MONIKA SOSNOWSKA
Nasceu em 1972, em Ryki, Polónia Born 1972 in Ryki, Poland

Nas suas esculturas Monika Sosnowska dialoga com a história do modernismo, concretamente com os traços que dele restam na Polónia atual. A artista recorre com frequência a fragmentos arquitetónicos ? como estruturas e escadas de metal ? extraídos de edifícios construídos durante a era comunista que, através de processos de deformação, transforma em obras escultóricas abstratas.

Representante da Polónia na Bienal de Veneza de 2007, Sosnowska tem exposto o seu trabalho em algumas das mais importantes instituições artísticas de todo o mundo. O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresentou em 2015 "Monika Sosnowska: Arquitetonização", a sua primeira exposição em Portugal. Concebida em diálogo com a arquitetura do Museu de Serralves, desenhado por Álvaro Siza, a exposição revelou o percurso de uma artista que pensa a escultura não só como objeto físico mas também em termos de espaço, tempo e memória.

PALÁCIO DA BOLSA
Rua Ferreira Borges, 4050-253 Porto
Tel: 223 399 000, Fax: 223 399 090
correio@cciporto.pt
NEWSLETTER
VISITE O PALÁCIO
Disponível on-line
compre bilhete aqui
Ficha Técnica © Copyright 2014 Palácio da Bolsa. Todos os direitos reservados